O negócio de seguradoras irá sofrer profundas transformações

O COVID-19 poderia, de fato, criar o ponto de inflexão para a transformação digital?

Para os iniciantes, isso trará um grande alívio no nível das capacidades digitais de cada seguradora.

A demanda por recursos de interação digital de autoatendimento aumentará significativamente, tanto do ponto de vista de vendas quanto de serviços

Torna-se fundamental avaliar as operações internas das seguradoras e as implicações para os funcionários. Outra área de preocupação para seguradoras e clientes é o potencial de aumento do risco cibernético. Por fim, é essencial examinar os planos de transformação existentes, os projetos de TI e avaliar como eles podem mudar no curto e no longo prazos.

Áreas afetadas

Recursos de interação digital

Portais de autoatendimento para agentes e segurados, sites fáceis de navegar e criados usando abordagens de design responsivas, aplicativos móveis para reclamações e serviços de políticas e tecnologias de call center e relacionamento em todos os canais digitais se tornarão mais críticos do que nunca.

É provável que os volumes aumentem à medida que menos interações cara a cara ocorrem por necessidade. Recursos como inspeções virtuais, relatórios de reivindicações e avaliação de danos com base na IA (Inteligência Artificial) serão muito apreciados por todos os envolvidos.

Operações Internas - Backoffice

Os documentos que requerem produção e correspondência exigem atualmente que os times internos estejam fisicamente presentes no local para gerenciar as operações. Além disso, o processamento de documentos de entrada é uma atividade de alto volume e intensa para pessoas.

A nova fase relacionada a transformação digital necessária deverá oferecer opções de entrada em formatos digitais e / ou automatizar e digitalizar documentos com total assertividade, melhorando os relacionamentos entre os clientes e o backoffice.

O aumento das opções de pagamento digital deve reduzir o fluxo destes pagamentos que requerem manuseio físico. Um ambiente em que processos automatizados, fluxos organizados e integrados com inteligência artificial e relacionamento em todos os canais digitais tornam-se vitais para essa nova fase empresarial.

As seguradoras devem priorizar medidas para acelerar seus esforços em DX (Digital eXperience) envolvendo colaboração com os parceiros de tecnologia certos. Esses esforços fornecerão a plataforma, tecnologia e habilidades para enfrentar e crescer mesmo durante futuras crises

A Netbiis, empresa de tecnologia focada em Customer Experience nos mais diversos mercados, disponibiliza sistemas digitais inteligentes de relacionamento com clientes, integrando perfis de consumidores com suas necessidades, sistemas de Inteligência artificial e R.P.A. (Robot Process Automation), dashboards intuitivos, além de manter equipes dedicadas aos seus clientes, atuando como parceiro estratégico nos processos de B.P.O. (Businnes Process Outsourcing) em Marketing Digital.

Manter uma forte experiência do cliente, seja nesta fase de crise ou posterior a ela, com esse novo mindset dos clientes, demanda plataformas digitais integradas e profissionais experientes para orientar esta mudança. Novos desafios e inovação ágil para resolvê-los.
A Netbiis disponibiliza às empresas uma nova abordagem em plataformas digitais e integração de sistemas, propiciando a criação de valor competitivo e seguro em relação a concorrência.